Somos Responsáveis Pela Próxima Geração

Texto chave: "Ide, portanto, fazei discípulos..." Mt. 28.19



O Discipulado Das Crianças Em 5 FATOS:


1. O DISCIPULADO
O apóstolo Paulo disse, "...em nada considero a vida preciosa para mim contanto que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da Graça" (Atos 20.24). Temos um chamado para formar a próxima geração. Está em nossas mãos. O mover de Deus virá, a questão é: através de quem ele virá? Para que o nosso chamado possa mudar a história de milhares de crianças nós precisamos investir. Fomos chamados para guardar esta geração de crianças das garras do diabo e de todas as artimanhas com as quais ele tem cercado as crianças; fomos chamados para formar as bases cristãs na vida das crianças, uma identidade de quem são. Elas precisam ter convicção de que são filhas de Deus e amadas por ele, e o que elas podem nele. As crianças precisam se ver como Deus as vê.
Discipular é formar, é colocar forma por meio do discipulado. É influenciar, e precisamos definir que tipo de influência. Fomos chamados para treinar, e treinar é ensinar fazendo junto. Jesus é o nosso modelo. Por meio do discipulado podemos ensinar a criança a orar, a ler a palavra, a ter fé, a ouvir a voz de Deus e obedecer, a vencer os ataques do diabo. Discipular é treinar as ovelhas a conhecerem A Voz do Pastor JESUS.

2. A FAMÍLIA
Crianças têm necessidades espirituais que precisam ser supridas e os primeiros a serem responsáveis por suprir essas necessidades são os pais.
Deus deixou o trilho de crescimento: "Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas duas portas" (Deuteronômio 6.6-9).
Os pais são os primeiros responsáveis por suprir os seus filhos dos princípios morais e cristãos, cuidar para formar o caráter, o respeito, os limites e as regras e, principalmente, ensinar a criança a amar a Deus e obedecer os princípios espirituais da palavra de Deus.

3. A IGREJA.
"...apascenta os meus cordeiros..." (João 21.15)
Apascentar é cuidar, guardar, direcionar, ensinar a palavra, ensinar a orar a se relacionar com Deus. Temos uma liderança, e em nossa visão cada membro é um ministro, e o papel do líder/ministro é conduzir, mas conduzir quem e para onde?
Nosso modelo é o trabalho em conjunto:
Igreja + Lar + Célula.

4. A ESCOLA
Sabemos que o reino de Deus é das crianças, mas quando é que esse reino se vai?
A escola é um lugar de teste para os pais, pois lá seus filhos serão discípulos de alguém. De quem? A escola forma princípios na mente e no coração das crianças, por meio de seus professores. Não há nenhum professor que se mantenha neutro de suas opiniões, padrões ou crenças. Se professores cheios do Espírito não influenciarem seus filhos, outros professores irão influenciá-los com o que eles têm. Adolfo Hitler, o ditador, formou professores para ensinar a sua ideologia nazista, eles as colocaram em diversas disciplinas, ensinando princípios malignos nazistas; esse investimento formou um exército forte e convicto de suas crenças e valores.
Se a família e a igreja não se unirem no discipulado eficaz, para formar identidade cristã, então, a escola, o mundo ou a mídia o farão de forma contrária.

5. A MÍDIA
Moisés enfrentou bravamente a Faraó e seu sistema. Se o chamado de Moisés fosse para você, o que você faria quando o faraó permitiu que eles fossem embora, contanto que deixassem as crianças? Você negociaria a libertação das crianças? Moisés não tinha uma visão clara de como seria o final de tudo, qual o propósito completo de ser chamado, mas ele não negociou as crianças do povo de Deus. Um dia ouviremos da Sua boca: servo bom e fiel.

Pra. Ângela

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ruídos de Abundante Chuva

Ungidos Para Uma Missão Única

O Poder da Oração Na Família