Como Não Crer n'Ele?

Texto: Lucas 2:1-20

É chegado o tempo do Natal! Este tempo foi convencionado na cristandade para representar os dias do nascimento de Jesus, muito embora não se saiba com certeza os dias em que Ele nasceu. Este deve ser um tempo celebração do povo de Deus, pois forças que não amam a Jesus tem tentado por todos os meios e formas desviar a atenção da humanidade dedicando este dia a coisas que nada tem a ver com o Nosso Salvador (Papai Noel-São Nicolau; consumo desenfreado – Mamon; excesso de comida e bebida – mitologia Greco-romana; etc...), devemos então resgatar o verdadeiro sentido do Natal. Mas por que? Eu creio que esta é uma excelente oportunidade para meditarmos em quem é Jesus, e também porque devemos crer Nele e recebê-lo como Salvador e Senhor de nossas vidas. Este é o objetivo do Celebrai Jesus. Hoje quero usar este texto para responder estas perguntas.

1. Investigadores honestos acerca da biografia de Jesus escreveram a seu respeito de forma contundente e similar. Os evangelhos são relatos dos apóstolos e da família de Jesus; narrativas que foram registradas pelos evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e João. Muito embora haja um distância de tempo entre eles, a veracidade de sua narrativa se dá por essa semelhança. E, se os evangelhos são autênticos, então Jesus é uma pessoa extraordinária, maravilhosa, real, Deus encarnado, Emanuel. Não há como refutar a autenticidade dos evangelhos, logo só nos resta aceitar Jesus como Salvador e Senhor, ou rejeitá-lo.

2. A vinda de Jesus ao nosso mundo teve como razão de ser a manifestação de uma esperança, de uma oportunidade, para a humanidade. A história registra a falência das instituições humanas na busca de respostas para os dilemas humanos daquele tempo: a religião, a filosofia, a política. Foi nesse cenário desolador que Jesus nasceu. A mensagem dos anjos aos pastores: vos trago boa nova de grande alegria, que o será para todo povo, é que hoje vos nasceu, o Salvador, que é Cristo o Senhor! A humanidade sempre tem tentado se distanciar de Deus, buscando uma alternativa que prescinda Dele, em nosso tempo mais uma vez vemos o desespero humano em tentar através da ciência, desqualificar Deus, ou pelo menos a idéia de que Ele exista, mais uma vez religiosos, filósofos, políticos estão falhando, mas a diferença é que agora já temos Jesus. Sua segunda vinda se aproxima, no entanto Ele virá não mais como Salvador da humanidade, e sim como Justo Juiz. Portanto, é preciso crer Nele, pois não fazê-lo é me perder definitivamente em desespero.

Conclusão: Enfim, Ele e somente Ele, pode trazer o que todo homem busca: esperança, liberdade e vida eterna. Suas palavras continuam ecoando hoje: Eu vim para que tenham vida e vida em abundância; Eu vim para buscar e salvar o que se havia perdido; Eu sou o caminho a verdade e a vida; Deus amou o mundo de tal maneira para que todo aquele que Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

Portanto, HOSANA NAS MAIORES ALTURAS, PAZ NA TERRA ENTRE OS HOMENS A QUEM ELE QUER BEM!

Pr. Joel Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ruídos de Abundante Chuva

Conhecendo o Verdadeiro Deus

Há Muito A Fazer