Preço

Texto: Mateus 19.16-30

Vamos começar nossa conversa de hoje contando uma estória bem antiga intitulada: O BARQUINHO. Um menino desejava muito ter um barquinho que ele pudesse brincar no mar. Sua família morava em uma região de pescadores e todos os dias podia admirar os barcos na orla. Sua insistência com seu pai, fez com ele concordasse em apoiá-lo na construção de um barquinho, e assim com os materiais fornecidos pelo pai, ele desenhou e fez o barquinho dos seus sonhos. Porém, certo dia quando estava brincando no mar, por um descuido, seu barco foi roubado, e isso lhe trouxe muita tristeza, ele chorou e insistiu com seu pai para que pudesse ter outro barco igual, mas seu pai lhe negou. Certo dia andando pela cidade, passou numa loja e para sua surpresa viu seu barquinho na vitrine, ele chamou seu pai e foram juntos ao dono da loja que depois de ouvir a história concordou que talvez pudesse ser o mesmo, mas não teria como liberar a não ser que o preço fosse pago, assim aquele menino trabalhou e economizou até obter o recurso necessário para voltar a loja e comprar de volta seu barquinho. Quando finalmente ele conseguiu, abraçou o barquinho e disse: VOCÊ É MEU DUAS VEZES, É MEU PORQUE TE FIZ, E É MEU PORQUE TE COMPREI. Essa estória serve de pano de fundo para uma reflexão: qual o preço estou disposto a pagar pelos meus sonhos?

1. Quanto custa o teu sonho? Você pode e deve sonhar. Uma pessoa sem sonhos, envelhece muito rápido, se torna uma pessoa ranzinza, murmuradora, chata. Mas nunca esqueça que todo sonho vai exigir de você um preço antes de se cumprir. Quer casar? Quer ter filhos? Quer se formar? Enfim, nada disso é de graça. E quanto a tua salvação, e quanto a tua felicidade, qual o preço dessas coisas?

2. Sonho ou Utopia? Há muitas pessoas irresponsáveis com seus sonhos, pessoas que vivem num mundo que não é real, que são eternas crianças, não que ser criança seja algo ruim, mas para que nossos sonhos façam sentido devemos amadurecê-los, e nós igualmente. Sonhos que não exijam trabalho, que não te levem a um esforço capaz de realizá-los, farão de você um tolo!

3. O sonho do coração de Deus pra você! Podemos perceber que o Nosso Pai sonhou conosco antes mesmo de nascermos, e também pagou o preço mais alto que alguém já pagou por um sonho (1 Pedro 1.18-20). Fomos comprados por um alto preço, e agora pertencemos a Ele duas vezes: ELE NOS FEZ, ELE NOS COMPROU! Isso nos remete a uma decisão: o que faremos de nossa vida? Viveremos para nossos próprios prazeres, como aquele jovem rico? Ou viveremos para a glória de Deus? Perceba que o inimigo do sonho são os prazeres do presente! Para que você possa viver os sonhos de Deus precisará ser livre das amarras desse mundo, terá que abrir mão do osso, se quiser o melhor de Deus.

Conclusão: O PREÇO JÁ FOI PAGO! Tudo que tenho que fazer agora é: me render ao comprador, deixa-lo cumprir seus propósitos em minha vida, viver plenamente para Ele!

Deus o abençoe rica e abundantemente!
Pr. Joel Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ruídos de Abundante Chuva

Ungidos Para Uma Missão Única

O Poder da Oração Na Família