Qualidades Cristãs

Texto: 2 Pedro 1.5-9

Cada Cristão é responsável por influenciar o contexto em que se encontra. Somos SAL e LUZ com a proposta de fazermos a diferença começando na própria casa. Um mundo em trevas só poderá ser mudado se a luz presente nele brilhar. Mas como nossa luz irá brilhar? Como nossa vida cristã se manifestará OPERANTE e PRODUTIVA? O Apóstolo Pedro cita algumas QUALIDADES necessárias para desenvolvermos afim de nossa experiência com Cristo se manifestar ao mundo e influencia-lo de modo significativo. Pensemos acerca disso:

1. Um cego não pode guiar outro cego - vs 9 - Pedro faz menção de uma vida cristã nominal, sem os atributos práticos demonstrados. É tal como um pão sem miolo. Uma vida cristã MÍOPE , de uma cegueira parcial que só permite enxergar o que interessa a natureza humana caída. Um cristianismo infectado por conceitos místicos, por práticas mundanas, escravizado a antigos hábitos pecaminosos, incapaz de prevalecer diante da prova (Tiago 1.2-4). Esse tipo de cristão não está qualificado para exercer sua cidadania celestial com autoridade. Se não tenho nem pra mim mesmo como poderei oferecer/servir a outros?


2. A FÉ sem obras é MORTA - Tiago 2.14, 18 - cristãos autênticos desenvolvem atitudes práticas que demonstram sua fé. O evangelho da GRAÇA pode passar a impressão de que o que faço não conta, mas a verdade no Novo Testamento não é essa. Sim a SALVAÇÃO que recebi me foi dada de graça, mas eu fui salvo para que? Para continuar fazendo o que fazia antes? Claro que não.


3. Qualidades indispensáveis - vs 5-8 - Paulo está propondo um esforço adicional para desenvolvermos essas qualidades. 1) Virtude ou bondade - uma pessoa agradável de boas palavras, abençoadora; 2) Conhecimento - hábito de estudar, que se aprofunda em sua busca; 3) Domínio próprio ou autocontrole - desprovido de rompantes de ira, vícios, arrogância, etc; 4) Perseverança - crescimento constante, continuidade apesar das dificuldades; 5) Piedade - devoção a Deus, que vive na presença de Deus; 6) Fraternidade - relacionamentos sadios na igreja; 7) Amor - demonstração máxima do meu relacionamento com Deus, manifestação clara da minha vida cristã. É claro que essas qualidades não são frutos de uma vida natural ou carnal, preciso morrer pra mim mesmo e para o mundo, preciso VIVER NO ESPÍRITO!

4. Essas qualidades precisam estar PRESENTES em nossa vida, de modo CRESCENTE - Afim de nos tornamos OPERANTES - em atividade, cumprindo seu propósito, e PRODUTIVOS - com resultados aparentes, palpáveis.

Conclusão: Se nossa vida Cristã demonstrar essas qualidades iremos fazer brilhar nossa luz no meio dessa geração corrompida e depravada. Isso irá começar em minha própria casa. Iremos ganhar nossa família, depois nossos vizinhos, então estaremos qualificados para ir além!
Deus o abençoe Rica e Abundantemente!

Pr. Joel Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ruídos de Abundante Chuva

Ungidos Para Uma Missão Única

O Poder da Oração Na Família