Fé, Esperança e Amor

Texto: 1 Coríntios 13

A cidade de Corinto era uma cidade doente. Imoralidades, perversidades, idolatria, culto a demônios, rituais de fertilidade. A igreja do Senhor naquela cidade também estava doente, pois estava profundamente contaminada pela “cultura” da cidade. Tão corrompida que Paulo chegou a falar que havia na igreja “imoralidade, tal como nem mesmo entre os gentios”. Os principais sintomas dessa doença na igreja eram: divisões, ciúmes, contendas, imoralidade, perversidade sexual. Eu creio que a grande raiz disso era que os coríntios não conheciam o verdadeiro amor, pois seus conceitos estavam errados, distorcidos pelo meio em que viviam. Esse é exatamente o quadro em que nos encontramos hoje, pois vivemos em um país doente quando se trata de amor. Logo, a palavra que Paulo escreveu à igreja em Corinto é também a palavra que Deus tem para nós hoje. Tentando ensiná-los sobre o verdadeiro amor, Paulo diz: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor”.

Fé (Hb 11.1) – Pode ser pequena, do tamanho de um grão de mostarda (Lc. 17.6.) O que realmente importa não é ter fé, mas é o que você faz com a fé que tem. É a semente da Palavra de Deus lançada no coração do homem, e como uma semente ela precisa ser cultivada, regada, cuidada. O exercício da fé é o que trará resultados (Tg 2.18, 26). O amor supera a fé porque a base da fé está no fato de que somos filhos! Por sermos Filhos amados, conhecemos o Pai e sabemos que a Palavra d’Ele é verdadeira (Nm 23.19). Essa é nossa confiança.

Esperança (Rm 8.24, 25) – É esperar com expectativa por algo bom que ainda virá. “Quando acaba a esperança, acaba a vida” (Juliano Son). Onde está sua esperança e qual é o prazo de validade dela? Está em casar? Em ter sucesso e dinheiro? Se essas coisas falharem, o que acontecerá com sua esperança? E mesmo que não falhem nessa vida, o que acontecerá quando a vida acabar? A única esperança para o homem está em Cristo (Cl. 1.27). O amor supera a esperança porque a nossa esperança está no dia em que nos encontraremos com o nosso amado! A esperança está no grande casamento que haverá entre a Noiva (Igreja) e o Noivo (Jesus). Essa esperança é para todos aqueles que firmam aliança com o Filho de Deus (1Jo 5.12).

Amor (1Co 14.1a; 1Jo 4.8) – Deus é amor. Se Deus é amor, nós não sabemos como amar. Pois o amor é paciente, benigno, não arde em ciúmes... o amor é sacrifício ao invés de satisfação, pois “tudo sofre” antes de tudo querer. O amor não deseja possuir alguém para si, mas esvazia-se de si mesmo por quem ama. “Não se alegrar com a injustiça, mas regozija-se com a verdade”. Olhando para a Palavra de Deus podemos ver que nunca amamos, e o quão impossível é amar dessa forma. Mas porque Deus nos amou de tal maneira, enviou Seu Único Filho para nos ensinar, pois sendo Cristo o próprio Deus, é também o próprio amor encarnado! Cristo nos amou esvaziando-se de si mesmo e tornando-se servo (Fp. 2.6-8). Ele nos amou compadecendo-se de nossas dores (Jo 11.35). Ele nos amou quando nos enviou o Seu Espírito consolador (Jo 14.16, 17).

Conclusão: A maior demonstração de amor da história foi quando um Homem sem culpa e sem pecado morreu no lugar de um homem pecador que o odiava. O amor não é um sentimento, é uma Pessoa. Ele está aqui hoje, disponível a todo o que n´Ele crer. Somente Deus, através de Jesus, pode nos capacitar a amar de verdade.

Ediel Jonathan

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ruídos de Abundante Chuva

Ungidos Para Uma Missão Única

O Poder da Oração Na Família