Uma Família Equilibrada

Texto: Salmo 103:17-18

Deus planejou o melhor para as famílias, porem, muitos vivem desequilíbrios familiares terríveis e nem sabem onde tudo isso começou, nem por isso param para pensar onde tudo isso vai os levar. Vamos compartilhar instruções e princípios para se obtiver uma família equilibrada. Quanto vale sua vida? Quanto vale sua família? Quanto vale seguir os princípios de Deus?
A formação de uma família equilibrada se inicia bem antes de um casamento, mas aproveitando cada instrução nas etapas da vida.

Uma Família equilibrada inicia quando solteiro. A primeira coisa que Deus deu ao homem foi Sua Presença e não uma mulher (Gn.2:7). A segunda coisa que Deus deu ao homem foi o trabalho (Gn.2:15-20). A terceira: guardar o Jardim. A quarta: sabedoria e instrução. Jovem que está em busca de um relacionamento, se prepare para formar uma família estruturada; o homem foi criado da terra, o homem é como a fundação de uma casa. Deus capacitou o homem para carregar sua família. As mulheres tem um papel muito importante na formação de uma família abençoada, meditem dia a pós dia em Provérbios 31, faça o bem ao seu esposo mesmo antes de conhecê-lo, seja sábia, trabalhadora, sem preguiça, temente ao Senhor. A maioria dos casais não se preparou para formar uma família, infelizmente as pessoas buscam se preparar para tudo menos para formar uma família.
Envolva seus pais, líderes, num possível relacionamento, a benção faz todo diferencial para o sucesso do relacionamento. A vida de solteiro é uma excelente oportunidade para se preparar nas tarefas e responsabilidades que um casamento requer.

O Equilíbrio no relacionamento a dois (Gn. 2:24). O primeiro casamento da história foi estabelecido no jardim, infelizmente muitos vivem como que no deserto por decisões e escolhas de não seguir as instruções de Deus. Não é exatamente o amor que firma uma família estruturada e equilibrada, mas sim o conhecimento e instrução (Os. 4:6). Após o entregar a vida a Jesus, o casamento é a decisão mais importante na vida de uma pessoa. Deus abomina o divórcio e infelizmente esse mal tem se agravado e contaminado a igreja. Divórcio é pior que a morte. Em uma guerra, homens e mulheres se alistam nas forças armadas, e uma dá a vida pelo outro, eu me comprometo a morrer por você, por esta causa, e se houver um desertor ele é levado a corte marcial e até a morte. A palavra Desertar=Divorcio. Quando nos alistamos no casamento temos um compromisso até a morte, se viver é lucro.
O casamento é uma escolha, e a ignorância também é uma escolha, e o pior que ela é geracional, o que você não sabe será transmitido aos seus filhos, que por sua vez vão começar a fazer o que não sabem. Precisamos de sabedoria para colocar o amor em prática (Pv. 4:7-8). Não case só porque tem amor, busque conhecimento para saber amar. Ex: Tenho um carro com problema e o melhor jogo de ferramentas, porém não sei como utilizar. Cuidado quando você encontrar na outra pessoa motivos para dizer que ama, isso pode não ser amor.
O amor é um ato de vontade, o amor é a morte de você mesmo em favor do outro, o amor é uma lei. (Jo. 13:34, 15:12,17). Jesus diz aos homens: Maridos, amem a sua mulher como Eu amo a minha. Lavem-nas com a Palavra, vão removendo cada mancha e apresentem-na para si mesmos”. Na maioria das vezes os casais iniciam um conflito a partir de um mal entendido ou falta de entendimento, lutam para provar que está mais certo e o outro está errado, 'você é o culpado'. “ Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado e uma casa dividida contra si mesma certamente cairá.
Maiores motivos dos conflitos são: Falta de dinheiro, dívidas, falta de priorizar o tempo a dois, excesso de trabalho, falta de comunicação e o principal de todos: falta de relacionamento íntimo com Deus. Se ainda não tenho o que quero preciso cultivar. Cultivar é fazer prosperar tudo que está ao seu redor.

Conclusão: Hoje é dia de arrependimento das obras mortas, dia de reafirmar compromissos e buscar as orientações do Senhor para viver dias melhores, voltar a ter um jardim, cultivar uma família, praticando o amor, assim obterá um equilíbrio familiar.

Pr. Michael L. Soares

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ruídos de Abundante Chuva

Ungidos Para Uma Missão Única

O Poder da Oração Na Família