Honestidade Absoluta

Texto: Provérbios 20.23; 12.22; Levítico 19.11

Vivemos uma era de “honestidade relativa”, na qual as pessoas estabelecem os seus próprios padrões de honestidade, que variam conforme as circunstâncias. A bíblia fala de um tempo semelhante que foi um período de turbulência na história de Israel. “Naquele tempo não havia rei em Israel; cada um fazia o que lhe parecia certo.” (Juízes 17.6). Vamos então aprender sobre o que Deus fala a respeito da honestidade a luz das escrituras.

POR QUE DEUS EXIGE HONESTIDADE ABSOLUTA?
Deus impôs um padrão de honestidade absoluta por pelo menos cinco razões:

1. Não podemos ser desonestos e amar a Deus
Quando somos desonestos, agimos como se o Deus vivo não existisse, e é impossível amar a Deus se ele não existe. O que dizemos quando tomamos a decisão de sermos desonestos: Deus não pode prover o que eu preciso-mesmo tendo prometido (Mt.6.33); Deus não conseguirá descobrir minha desonestidade; Deus não tem poder para me disciplinar. As escrituras declaram que aqueles que praticam a desonestidade odeiam a Deus (Pv.14.2).



2. Não podemos ser desonestos e amarmos nosso próximo
O Senhor ordena honestidade absoluta porque o comportamento desonesto quebra o segundo mandamento (Mc.12.31; Rm.13.8-10). Precisamos nos lembrar de que a desonestidade sempre prejudica as pessoas.


2. A honestidade traz credibilidade à evangelização
Nosso Senhor ordena que sejamos absolutamente honestos para demonstrarmos a realidade de Jesus Cristo àqueles que ainda não o conhecem. Nossas ações falam mais alto que nossas palavras (Fp.2.15). O comportamento honesto confirma àqueles que ainda não o conhecem que servimos a um Deus santo.

3. A honestidade confirma a direção de Deus
Pv.4.24-26 - Princípio maravilhoso! Quando você for absolutamente honesto, "os seus passos serão seguros". Decidir andar no caminho estreito da honestidade elimina as muitas possíveis avenidas da desonestidade. A tomada de decisão torna-se mais simples porque o caminho honesto é um caminho claro.

4. Mesmo pequenos atos desonestos são devastadores
Deus requer que sejamos totalmente honestos porque mesmo as pequenas desonestidades são pecados (Lc.16.10). O povo de Deus deve ser honesto, mesmo nas questões menores e aparentemente sem consequências.

COMO ESCAPAR DA TENTAÇÃO DA DESONESTIDADE
Negando a nossa própria vida e nos submetendo ao comando do Espirito Santo (Gl.5.16). Renunciando a maldade que procede do nosso coração (Mc.7.21-22). A vida de honestidade absoluta é sobrenatural.

O QUE FAZER SE FORMOS DESONESTOS?
1. Restaurar nossa comunhão com Deus (1 Jo.1.9)
2. Restaurar nossa comunhão com as pessoas. Devemos confessar nossa desonestidade à pessoa ofendida (Tg.5.16).
3. Devolver qualquer propriedade adquirida de forma desonesta (Lv.6.4-5).

CONCLUSÃO (Jeremias 5.1)
Creio que não valorizamos com seriedade o impacto que uma pessoa honesta causa. O Senhor procura por pessoas honestas. O futuro da nossa nação depende da existência de pessoa totalmente honesta. Você seria essa pessoa em sua comunidade, em nossa cidade e no nosso país? Você pode até não receber a aclamação da mídia, dos executivos ou dos políticos, mas, na economia de Deus, seu compromisso com a honestidade pode ter uma influência poderosa. Portanto ouça a Deus o Senhor e pratique a honestidade absoluta.

Ir. Miguel Wanzeler

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ruídos de Abundante Chuva

Ungidos Para Uma Missão Única

O Poder da Oração Na Família