Multidão, Seguidores ou Discípulos: Quem Somos?

Precisamos saber onde estamos na caminhada com Deus, pois o nosso crescimento depende deste entendimento. O reino de Deus é como uma grande escada, mas que no início tem três degraus – multidão, seguidor e discípulo – e só vamos passar para os outros e começar a crescer quando chegarmos ao terceiro degrau, o degrau do discípulo, pois quando chegamos à igreja somos apenas multidão e depois nos tornamos seguidor para enfim nos tornarmos discípulo. Quando comecei a entender vi o porquê de muitos não crescerem na visão, porque engataram nos dois primeiros degraus. Só rompemos em crescimento quando chegamos ao degrau do discípulo.


1º Degrau: A multidão.
Mateus 4.23-25; 5.1; 9.36-38.

Jesus se compadecia das multidões. Ele curava, ensinava, intercedia e alimentava as multidões (Mateus 14.14-20).
Jesus nunca vai abandonar as multidões, mas as multidões irão abonar Jesus (Mateus 27.15-24).
As multidões só querem as bênçãos, não querem compromisso sério com Deus (João 6.22-23).
As multidões gostam do pão, que aparentemente são as riquezas deste mundo (João 6.27).


2º Degrau: Os seguidores.
João 19.38-40.

Este é o segundo degrau do crescimento no Reino de Deus. Quando saímos da mentalidade de multidão entramos em um novo nível, o de seguidor. O seguidor é diferente da multidão, pois o seguidor, ainda que em secreto, cuida do corpo de Jesus. Ele não quer se envolver demais, só vai até certos meios, pois, tem receio do que vão pensar dele.
O seguidor não faz discipulado, pois o discipulado exige mudança, ou quando o discipulador aperta um pouco, ele foge do discipulado. O discipulado exige compromisso, mas isso é algo que ele não tem. Quando o sermão aperta o seguidor começa a murmurar, não concordando, dizendo: “estão exigindo muita coisa!” (João 6.60,66).
Deus vai recompensar o seguidor quando ele chegar no céu, mas Deus tem muito mais pra nós.


3º Degrau: O discípulo.
Lucas 6. 12-13

Veja bem, quando Jesus vai escolher os apóstolos, Ele vai ao monte e ora, para depois chamar os seus discípulos, que já não eram mais multidão e nem seguidores. Pois apóstolos, pastores, coordenadores, supervisores e líderes de células não se tiram do meio das multidões e nem dos seguidores, mas do meio dos discípulos, que são pessoas comprometidas com o reino de Deus.
E quem são os discípulos?
Os que carregam a sua cruz (Lucas 14.27).
Os que renunciarem tudo quanto tem (Lucas 14.33).
Os que amam a Jesus mais do que a seus parentes (Lucas 14.26).
As recompensas para o discípulo:
1. Receberá cem vezes mais por tudo que deixou e ainda receberá a vida eterna (Marcos 10.28-30).
Esse deixar não é abandonar a família, e sim, muitas das vezes nos ausentar para fazer a obra, ou pode ser que aconteça do discípulo ser abandonado pela família por causa da sua fé, ou teremos que abrir mão das riquezas para servir a Deus.
2. Vai ver as revelações com Jesus. As transfigurações (Lucas 9.18-35).
3. Recebem os segredos do reino dos céus (Mateus 13.10-11).

Conclusão: Somos nós que decidimos onde vamos ficar: se na multidão, no seguidor ou no discípulo. Todos os grupos recebem os favores do Rei, mas em proporções diferentes. Eu fico com um caminho excelente, eu fico com os discípulos.

Pr. Francisco José

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ruídos de Abundante Chuva

Ungidos Para Uma Missão Única

O Poder da Oração Na Família