Princípios Que Geram Alegria Para A Família

Texto: Neemias 8.10

Temos presenciado no dia, a dia pessoas insatisfeitas com seus casamentos, com seus cônjuges, com seus filhos, os filhos insatisfeitos com seus pais, reclamando de seus relacionamentos que estão desgastados por causa dos conflitos familiares, mas não conseguem enxergar que estão descumprindo princípios Bíblicos elementares. Então esse é o contexto vivido por muitas famílias hoje, e até mesmo dentro do meio evangélico que tem a Bíblia como regra de fé. Por isso queremos falar um pouco desses princípios para que aqueles que os colocarem em pratica tenham sucesso e alegria junto com sua família.

1. Adorar o Senhor juntos em família. Quando fazemos isso o Senhor derrama do seu Espírito sobre nós como família. Atos 10:44-47.
Nós podemos ver neste capitulo do livro de Atos que esse homem desejava conhecer e adorar intimamente ao Senhor juntamente com sua família, e o resultado foi tão surpreendente que causou admiração nos próprios judeus, mas isso se deu porque aquele pai de família decidiu reunir sua casa para adorar.

2. A família deve servir ao Senhor com alegria. Salmos 100:2.
“Servi ao Senhor com alegria, e apresentai-vos a ele com cântico.”
Servir com alegria, é não ver as coisas que fazemos para o Reino de Deus como se fosse um peso, um fardo horrível sobre os nossos ombros, Deus não aceita o serviço de ninguém dessa forma.

3. Honrar o nome do Senhor dentro e fora da família. Mateus 6:9-10.
Onde quer que você vá, você é um representante do Senhor e da sua família. Por isso é que você precisa desse entendimento bem claro no seu espírito para poder honrar o nome do Senhor que habita em você, mas também habita em cada membro da sua família.

4. Prestar contas uns aos outros é útil e sadio. Romanos 15:14, Gálatas 6:1-2.
Prestar contas é um ato de proteção que dá à você e aos membros da sua família uma segurança muito maior. Isso causa fortalecimento, vinculo e afinidade na família.

5. Saber impor limites onde houver descontrole. Provérbios 22:6, Atos 17:26, Jó 14.5.
A falta de limites pode causar danos irreversíveis a uma pessoa ou a uma família inteira e até mesmo a uma nação toda. Temos por exemplo o nosso próprio país.

6. Ajuda mútua para resolver certos problemas dentro da família. Gálatas 6:2
Ajuda mútua é quando todos se envolvem em prol de uma mesma causa para soluciona-la.

7. Comunhão. Tomarem suas refeições juntos sentados ao redor da mesa. Salmos 128:1-4.
Esse texto deixa bem claro a comunhão que existe nessa família, e ao mesmo tempo a comunhão que existe entre essa família e o Senhor nosso Deus.
Por que juntos ao redor da mesa? Mesa é lugar de comunhão, não se sentam dois inimigos numa mesa para conversarem. Isso só acontece entre pessoas que se amam, que se respeitam e que tem algo em comum. Mesa também é lugar de ensinamento entre pais e filhos, entre marido e esposa, entre discipulador e discípulo e entre pastor e ovelha.

8. Gratidão. Aprenda a ser grato pelas pessoas de sua família que lhe servem. Colossenses 3:15
Ser grato e saber reconhecer o valor que outrem tributa a você. Se você não sabe reconhecer o valor do trabalho que teu cônjuge tem contigo, é sinal que você precisa amadurecer como marido ou como esposa dentro do teu relacionamento conjugal.
Os filhos devem ser gratos aos pais por todo sofrimento que passaram e por todo investimento que foram ou tem sido feito em prol de suas vidas.
Nós pais devemos ser gratos ao Senhor pelos filhos abençoados que temos no seio de nossas famílias. A família que é grata ao Senhor é uma família abençoada.
Lembre-se a ingratidão também é uma semeadura! Coração grato é sinônimo de alma curada, de relacionamento firme com Deus e com pessoas.

Conclusão:
Deus quando criou a família foi para que Ele habitasse no meio dela, e o seu propósito sempre foi lhes trazer: Vida, amor, paz, comunhão, prosperidade e alegria em todo o seu convívio aqui nesta terra.

Que a benção do Senhor esteja sempre sobre a tua vida e sobre a tua família.
Pr. Messias Cunha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ruídos de Abundante Chuva

Conhecendo o Verdadeiro Deus

Há Muito A Fazer