O Amor É O Dom Supremo

Texto: I Coríntios 13.1-8.

O amor de Deus em nós é a gasolina que faz funcionar o motor da vida cristã, porque ele é o principal atributo do fruto do Espírito (Gálatas 5.22 e 23) gerado pelo poder do Espírito Santo direto no nosso espírito, gerando, assim, o novo nascimento e transformando o homem em nova criatura tudo pelo sangue de Jesus Cristo, que é a demonstração suprema do amor do nosso pai celestial, amor esse cultivado por seus fieis.

Somente barulho. V. 1- Tudo que o crente faz em caráter de adoração, se não tiver o amor divino é comparado com o sino ou uma buzina que faz barulho, mas logo acaba.

O Amor está acima de todos os dons. Vs. 2 e 3 – O Espírito Santo vem e capacita o crente com um dom, mas ai ele relaxa e não aperfeiçoa a sua vida pelo amor, isso não ajudou essa pessoa em nada, muito pelo contrário leva o crente ao estado de condenação. A obra é feita, sim, e até edifica outras pessoas, mas ao crente desobediente, portador do dom, resta somente a tristeza no dia do juizo, se ele não se arrepender, porque não praticou o dom perfeito, que está acima de todos os dons. (Mateus 7.22).

O Amor é paciente. Vs. 4, 5 e 6 – Se o crente tem o amor, ele é paciente, é benigno que é ter as qualidades de ser bom, não é ciumento, nunca se sente melhor do que o outro, não age com soberbia, não é indecente, não procura o seu próprio interesse somente, mas se importa com a situação do outro, não se irrita, não suspeita mal, nunca fica magoado, não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.

O Amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. V.7 – O crente sofre por amor a Cristo, por exemplo: o marido sofre pela esposa ou a esposa sofre pelo marido, esperando até que o casamento entre no centro da vontade de Deus, isso é amor ágape, o amor de Deus, manifesto na vida do crente. Hoje quase ninguém quer pagar o preço pelo seu casamento, porque ficam se apegando a interpretações erradas das Escrituras Sagradas. Dizendo: Ah! Eu vou me divorciar porque Jesus me apoia, pois ele ou ela é infiel para mim. Saiba que você está errado! Você é um crente que carrega a cruz de Cristo ou é somente do oba, oba? Quem não carrega a cruz de Jesus não é digno dele ( Mateus 10.38) e fique sabendo que Deus reprova o divórcio (Malaquias 2.14-16. Mateus 19.5-8).

O Amor nunca acaba. V.8 – O crente em Jesus vive, respira o amor de Deus, como disse Paulo: o amor é o vinculo da perfeição (Colosenses 3.14). O que precisamos entender é que o amor de Deus está vinculado à cruz de Cristo, e cruz é sinônimo de sofrimento. Ai, você diz: mas eu aceitei Jesus pra sofrer? Sim. Seguir a Cristo tem bênçãos, mas também tem sofrimentos (Mateus 16.24). O amor nunca acaba porque ele é incondicional, ele sempre vai existir, mesmo nas tribulações porque o fim da caminhada aqui na terra é a vitória em Cristo nos que leva para morar com ele no Céu (João 14.1-15).

Conclusão: Vamos praticar o amor porque ele nos traz a vida, nele está o começo do fruto do Espírito. Se você tem dificuldade de viver o amor de Deus peça ajuda do Espírito Santo, mude hoje mesmo, arrependa-se, aprenda a perdoar e viva a vida abundante, cheia de significado. Comece já VIVER E FRUTIFICAR NO ESPIRITO pelo AMOR que é o dom supremo.

Pr. Jonas Pinto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ruídos de Abundante Chuva

Conhecendo o Verdadeiro Deus

Há Muito A Fazer