Preparando-se Para o Sucesso No Ministério

Texto: Mateus 25.14-30; Lucas 19.11-27

Servir a Deus deve ser para nós um privilégio e não um fardo, e devemos fazê-lo com alegria, com dedicação e zelo. No entanto é também um desafio que precisa ser compreendido. Estamos no início de mais uma jornada ministerial e precisamos refletir como iremos trilhar esse caminho e o que desejamos alcançar ao final. Vamos passear nessa parábola para entender os fundamentos do sucesso no ministério.

1. Compreendendo que estamos COOPERANDO com a construção do Reino de Deus - a partir da consciência de quem sou: Filho de Deus, príncipe no Reino, ministro de Cristo. Isso nos remete à consciência de CHAMADO, de que fui escolhido pelo Rei para governar junto com Ele, de expandir o Seu Reino. Que honra para nós, e com que alegria e disposição devemos servi-lo!

2. Compreendendo que recebemos os bens do Rei - a expressão em Mateus "confiou-lhes os seus bens", demonstra a confiança que Ele depositou em nós ao entregar-nos talentos e minas. Veja que não recebemos o salário por serviços prestados, mas recursos poderosos para administrarmos. Já dispomos do que precisamos para fazer o nosso trabalho bem feito. Um TALENTO equivalia a 6000 diárias de um trabalhador, recursos que aquele Rei estava deixando ao dispor de seus servos, pessoas que já estavam trabalhando com Ele e que se conheciam mutuamente. Que responsabilidade!

3. Compreendendo o poder do planejamento e do trabalho - os dois textos nos ensinam coisas significativas: em Mateus na expressão: "de acordo com sua capacidade" percebemos que ninguém recebe uma tarefa que não esteja capaz de realizar, em Lucas quando Ele entrega uma mina a cada servo, percebemos que não há privilégios na hora de distribuir os recursos. O que faz a diferença ao final: planejamento e trabalho. Que oportunidade!

4. Compreendendo que haverá um dia de prestação de contas - é nesse dia que a distinção entre os servos aparece. Percebemos nessa parábola que todos estamos sendo testados, aprendemos que todos podem ter resultados positivos e que não haverá perdão pela negligência. Que temor!

Conclusão: Sucesso não é uma questão de sorte, não é fruto do acaso, mas resultado do esforço correto empreendido pelos servos escolhidos do Senhor. Decida hoje terminar 2016 bem-sucedido! Josué 1.9

Deus o abençoe rica e abundantemente!

Pr. Joel Santos 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ruídos de Abundante Chuva

Conhecendo o Verdadeiro Deus

Há Muito A Fazer