A FONTE

Texto: João 7.37-39

2016 é o ano para VIVERMOS E FRUTICARMOS NO ESPÍRITO! Cremos que isso será fruto de uma Nova Vida e da decisão de ANDARMOS sendo GUIADOS pelo Espírito Santo. Hoje quero trazer mais luz acerca da natureza dessa Nova Vida. Muitas dúvidas pairam sobre nós quanto a esse tema, muitos continuam tentando e nada conseguindo, muitos já desistiram e muitos estão vivendo como se isso não dissesse respeito a eles. Usando esse texto queremos enxergar algumas ilustrações para desvendar essas verdades:

1. A ÁRVORE BOA E A ÁRVORE MÁ (Mateus 12.33-35; Marcos 7.15) – Nessas passagens Jesus nos apresenta duas condições espirituais diferentes aplicadas ao nosso comportamento em relação a nossa vida interior. O Senhor está revelando que uma natureza só pode frutificar segundo sua espécie e que isso vem de dentro de nós. Mais tarde Tiago, no capítulo 3, versículos 11-13, vai reafirmar esse conceito. Fica claro nestes textos que se queremos dar frutos bons (FRUTIFICAR NO ESPÍRITO) devemos alterar completamente a nossa natureza interior. Enquanto estivermos presos a padrões de pensamentos pecaminosos, carnais, diabólicos, enquanto estivermos presos a amargura, a mentira, ao medo, o fruto disso será  mau. Precisamos de uma transformação (METAMORFOSE - Rm. 12.2) provocada pelo Espírito Santo em nós.

2. O VALE DE OSSOS SECOS – Em Ezequiel 37.1-14 na visão de um vale cheio de ossos outra vez temos duas condições espirituais: VIDA e MORTE. A condição de morte nesse texto parece irremediável, sem possibilidade de mudança, essa condição é a de todos nós sem Jesus: NÃO HÁ ESPERANÇA, não há médico que possa ressuscitar uma ossada, nem dinheiro, nem palavras sábias, nem poderes políticos, nem mesmo a religião (magos, bruxos, gurus, apóstolos, etc...). Mas Deus desafia o profeta e o manda alterar aquela condição em fé. A condição da VIDA acontecerá como fruto desses comandos proféticos. Entenda que a fé vai surgir quando recebermos a Palavra do Senhor e a proferirmos em obediência: PROFETIZA, FILHO DO HOMEM. O primeiro comando a ser dado é a situação: OUVI A PALAVRA DO SENHOR, qual é a palavra? Será que Deus está liberando uma palavra de morte? Será que Deus está anulando seu decreto de vida? Cada osso ouviu o comando profético revelando o poder que há em proferir a Palavra do Senhor em fé! O segundo comando profético soa estranho a nós pentecostais: estamos profetizando ao Espírito. Na verdade é muito mais um clamor profético do que um comando, como precisamos desse clamor em nosso tempo: VEM DOS QUATROS CANTOS, Ó ESPÍRITO, como terra seca clamando por águas, como a corça sedenta suspirando pelos rios. Deus há de levantar um EXÉRCITO a partir do vale de ossos secos!

3. RIOS DE ÁGUA VIVA – Essa ilustração revela o maravilhoso projeto de Deus: transformar pecadores perdidos em instrumentos de bênção em seu contexto existencial. Por onde um rio saudável passa ele deixa vida ali. Mas esses rios não são resultado de nossos esforços, nosso conhecimento, nossos recursos, nada de bom irá fluir de nós, a nossa condição é de morte em nós mesmos. Por isso Jesus começa desafiando: QUEM TEM SEDE VENHA A MIM E BEBA. Um magnifico processo de substituição foi providenciado: Jesus tomou a nossa morte pra vivermos sua vida. Ele é a FONTE, Ele quer nos dar de graça o Seu Espírito, para que por meio Desse Espírito possamos ser Rios de Deus em nosso contexto.

Conclusão: Que maravilhosa esperança! SE TÃO SOMENTE RECEBERMOS O ESPÍRITO SANTO passaremos a experimentar da natureza gloriosa de Deus em nós. Tal como rios iremos carregar águas de vida por onde passarmos. Seremos instrumentos para abençoar todas as nações! Então venha a fonte e receba o Espírito Santo!

Comentários

  1. Palavra maravilhosa! Glória a Deus!! Todos os dias temos a benção de beber da fonte do Espírito Santo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ruídos de Abundante Chuva

Ungidos Para Uma Missão Única

O Poder da Oração Na Família