Construindo uma Família Funcional!

Texto: Provérbios 2; Crônicas 28.8-10

Em meio às trevas que assolam o ambiente familiar em nosso tempo ficamos perguntando: será possível construir uma família modelo que viva os princípios de Deus em plenitude e experimente qualidade de vida em seus relacionamentos? A resposta a essa questão está associada aos princípios, fundamentos sobre os quais será edificada essa família. A chave está na escolha antecipada dos valores que irão nortear desde o inicio esse processo de construção. Construir uma família pode ser ilustrada pelo processo de construção de uma casa, Mateus 7.24 e ss. Podemos contrastar os valores do mundo com a Bíblia e revelar o modelo, o alicerce e os elementos adequados para a construção da família ideal.

1. Qual modelo de família ideal? Tal como no projeto de uma casa, tudo começa com o sonho de família que tenho. Se você sonhar com a família tipo Brad Pitt e Angelina Jolie estará adotando esse modelo de ser, mas se quiser ter uma família como a do Pr. Montefusco, terá que adotar outro modelo. Onde você está buscando o seu modelo, na revista Caras ou na Bíblia? A família modelo para um cristão está em Efésios 5.22 e ss: o marido e pai modelo - 5.25-33, 6.4, se inspira em Cristo e em como Ele trata Sua Igreja; a mulher e mãe modelo - 5.22-24, Provérbios 31.10 e ss: se inspira na Igreja e de com ela se submete e serve a Cristo, uma mulher virtuosa; e por fim os filhos modelos - Ef. 6.1-3, se inspiram em Jesus e de como Ele se submete e se relaciona em honra com o Pai.

2. Quais os fundamentos da família ideal? De onde vem a instrução que seguimos? Quem é a nossa fonte? Quando falamos de fonte estamos pensando nas ideias, nos conceitos, nos valores. O mundo tem seus fundamentos para a família, estão impressos em livros e revistas, e normalmente estão baseados no conceito de troca, de autogratificação! Regras e dicas estão por toda parte, como encontrar seu homem, como achar a mulher dos seus sonhos, mas o que você não encontrará nesses manuais humanos são os princípios de Deus para a família. Deus como um sábio criador, estabeleceu as regras para uma família funcionar corretamente: amor ágape, altruísmo, serviço, humildade, você precisa decidir quem ouvirá, se a Ele, ou ao mundo.

3. Quais elementos essenciais na construção da família ideal? Veja que se quero a família que Deus projetou para mim, devo construí-la usando os elementos que Ele me instrui a usar: se você usar as obras da carne, Gálatas 5.19-21, na construção de sua casa, é isso que você terá: uma família carnal, mas se você usar o fruto do espírito, Gálatas 5.22-23, terá uma família espiritual, que ama a Deus e uns aos outros.

Conclusão: Essa palavra deve ser uma reflexão para todos nós, se você é um jovem solteiro precisará decidir agora se quer a família dos sonhos de Deus, se é um jovem casal precisará avaliar como está construindo sua casa, se é pai precisa avaliar quais princípios e valores está transferindo para seus filhos e futuras gerações, mesmo vocês que já são idosos precisam verificar que tipo de conselhos e valores estão passando para aqueles que estão ao seu redor. Precisamos ir ao Senhor e ajustar a nossa bússola na busca da família do coração de Deus!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ruídos de Abundante Chuva

Ungidos Para Uma Missão Única

O Poder da Oração Na Família