Davi – Um Coração de Honra!

Texto: Atos 13.21-22

Esta semana refletimos acerca dos diversos níveis de pessoas a quem devemos honrar. Falamos sobre como honrar a Deus, aos pais, às autoridades civis e governamentais, aos líderes na igrejas, aos pequeninos e uns aos outros. Há muitos modelos excelentes nas Escrituras, e sem dúvida o maior deles é Jesus. No entanto quero destacar aquele que na minha opinião é a melhor referência depois de Jesus: Davi. E quero fazer isso contrapondo Davi a dois outros: Saul, que o precedeu no trono de Israel e Absalão, seu filho e herdeiro natural ao trono de Davi. Quais características Destacam-se na vida de Davi? Como seu caráter foi forjado em meio às lutas e dificuldades que ele experimentou? Quais atitudes de Davi em relação a Saul e Absalão referenciam um coração honrador?

1. Davi e Saul: um relacionamento preparatório para a Glória - dos pastos ao trono (2 Samuel 7.8-17) - Aparentemente Davi como filho caçula estava destinado a ser o mais desprezado dentre seus irmãos. Ele havia sido destacado para a função menos nobres dentre seus irmãos - pastorear as ovelhas. Mas lá nas colinas de Belém, na solidão do pasto, ele aprendeu a entrar na presença de Deus. Em lugar de murmurar, ou de aceitar o destino de fracasso, decidiu experimentar o que os demais desconheciam - um relacionamento vivo com O Deus de seus pais. Deus o encontrou lá no pasto e o levou para morar no palácio. Mas antes de se cumprir na vida dele a promessa de reinar sobre o seu povo, deveria ser treinado pela opressão daquele que deveria protegê-lo, sem desprezá-lo, desonrá-lo. Saul havia sido abandonado pelo Senhor, agora possuído por espíritos malignos sente que seus dias estão contados e elege Davi como responsável por isso. Mas nesse processo o coração de Davi está sendo testado e tratado. Todos nós teremos o nosso Saul, todos seremos testados e tratados antes de termos reconhecido a unção e as promessas divinas a nosso respeito.

2. Davi e Absalão: a oportunidade de consertar os desvios de conduta cometidos na caminhada. (Hebreus 12.5 e ss) - Ao longo de sua caminhada Davi foi deixando algumas práticas essenciais àqueles que estão numa função colocada por Deus: vigilância, humildade, serviço. Seu coração agora demonstra fraquezas capazes de por em cheque as promessas divinas a ele dedicadas. Nesse cenário se levanta Absalão, filho de Davi, com uma disposição desonradora em extremo, vai levar Davi de volta ao centro do coração de Deus. Davi precisa estar livre em sua alma, reconhecendo que é Deus quem levanta reis e derruba reis. Absalão vai colher o fruto de sua desonra, a morte, mas Davi sai dessa situação reconhecido como o grande rei de Israel, e aclamado por Deus, como o homem que andou segundo o Seu coração.

Conclusão: Um coração honrador precisa ser forjado. Deus nos tratará até que seja encontrado o espírito excelente que repousou sobre Davi. Permita ser tratado nas raízes do seu coração!

Pr. Joel Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ruídos de Abundante Chuva

Ungidos Para Uma Missão Única

O Poder da Oração Na Família