Fidelidade versus Infidelidade

Texto: 2 Timóteo 2.11-13

Normalmente há uma tendência em nós de relativizarmos nossa conduta. Dizemos: isso é muito radical, não pode ser 8 ou 80, pau ou pedra. Deve haver um meio termo. Mas se olharmos bem no fundo de nossos corações, se atentarmos para cada prática pessoal, qual seria o grau de nossa fidelidade para com Deus? Será que podemos andar com Ele e ainda ter algum compromisso com coisas dessa vida? Se olharmos para as Escrituras veremos que não! E qual seriam os resultados de uma vida de fidelidade? Será que seriam os mesmos de uma fidelidade parcial?

1. Vamos começar definindo o que é fidelidade: um atributo de caráter de alguém que não negocia seus princípios. Você será fiel sempre a alguém ou a algum princípio: a verdade é que não posso ser fiel a duas coisas opostas ao mesmo tempo: Mateus 6.24 - você não pode ser fiel a duas esposas, a dois amigos de posições diferentes, a dois princípios antagônicos, como por exemplo a santidade e o hedonismo. A filosofia chama isso de dualidade e nos revela que sempre estamos diante de um dilema na caminhada e que precisamos fazer uma escolha. As Escrituras chama isso de FIDELIDADE!

2. Agora como Deus nos vê? Essa com certeza é a questão essencial. A FIDELIDADE a Deus será avaliada em nosso comportamento em relação a fé, nos relacionamentos com outros irmãos, no relacionamento com os ímpios, no uso dos recursos que eles nos tem dado: tempo, energia, talentos e o dinheiro. Em toda a Bíblia ou somos chamados de FIÉIS ou somos INFIÉIS. Não há meio termo. Deus não divide a sua Glória com outro. O primeiro mandamento é: não terás outros deuses diante de mim. O problema da infidelidade é que ela é escravizante - João 8.34, ou você corta o pecado pela raiz ou ele te dominará - Romanos 6.6. No Antigo Testamento toda infidelidade era tratada com rigor, e a única forma de ser resgatado dela era com um sacrifício: alguém tinha que morrer! Hebreus 9.22. Alguns creem que no Novo Testamento a regra foi abrandada, mas a verdade não é essa: Hebreus 10.28-31. A verdade é que Deus é fiel, Ele não muda jamais, o que era pecado lá no AT, continua sendo pecado hoje. Cantamos que Deus é fiel a mim, mas a verdade é que Ele é fiel a Sua Palavra - Jeremias 1.12.

3. A Fidelidade humana só é possível num processo de imersão no sacrifício de Jesus: Hebreus 9.14, 10.19-23. Porque muitos falham no processo da santificação? Porque estão baseados em suas próprias obras: eu sou uma boa pessoa; as coisas erradas que faço são muito menores que as coisas boas que faço; não creio que um Deus tão bom vá me condenar porque cometi essa falha tão pequena; afinal isso que estou fazendo é um problema só meu. Outros falham porque ignoram o poder que há no Sangue de Jesus: nada pode mudar a minha vida; eu já tentei de tudo; não há esperança para mim. No Seu imenso amor, em seu tremendo desejo de nos ter perto Dele, o Pai providenciou um meio único e poderoso capaz de romper as cadeias da infidelidade.

4. Ser fiel a Deus traz muitos frutos: 1) provisão e cuidado: Malaquias 3.10-12; 2) felicidade familiar: Salmo 128; 3) segurança espiritual: Salmo 91; 4) mas o melhor de tudo é receber o amor é a fidelidade do Senhor: Salmo 25.10.

Conclusão: Como você pôde responder as questões desta mensagem: você é fiel, ou infiel? De qualquer maneira saiba que o Sangue de Jesus está disponível hoje, agora, para transformar a sua vida. Mergulhe nele, seja perdoado, esteja pronto para uma NOVA VIDA, pronto para recomeçar em fidelidade - 2 Coríntios 6.2!

Pr. Joel Santos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ruídos de Abundante Chuva

Conhecendo o Verdadeiro Deus

Há Muito A Fazer