A Ira e o Perdão de Deus

Textos: Romanos 1.18; Efésios 5.6; Romanos 2.12-13; Romanos 7.7-8; Romanos 5.1-5.

Até a lei ser dada por Deus a Moisés no monte Horebe (Êxodo 20.1-17) o homem não tinha consciência ou não sabia o que era pecado, dentro do ordenamento jurídico divino como temos hoje. Alguns povos tinham para si códigos de conduta ética baseados em costumes culturais. Mas após a chegada da lei todos ficaram sabendo que se desobedecer a lei de Deus certamente estarão praticando uma desobediência, o pecado, e, consequentemente, um crime e, assim, provocando a ira de Deus, que passa a tratar o pecador como um condenado e maldito merecedor da morte eterna, que para se ver livre precisa de um resgatador ou redentor, e esse personagem é Jesus Cristo, providenciado pelo próprio Deus (Gênesis 3.15), porque ele nos ama muito (João 3.16). Deus está requerendo, hoje, que façamos uma revisão, uma reconciliação em nossa vida espiritual, pela consciência de que se pecarmos sem nos arrepender estaremos condenados pela lei , que faz parte da justiça que nos leva a estar sob a ira de Deus. Ou será que você está há tanto tempo congregando ouvindo as mensagens, conhece a lei de Deus e nunca se arrependeu dos PECADOS e não sabe que está caminhando para a condenação eterna, se assim continuar? Então, aproveite o tempo que se chama hoje e procure fazer a reconciliação pelo arrependimento (Hebreus 3.7-15; Atos 3.19).

A LEI, O PECADO E A JUSTIFICAÇÃO

1. A LEI DE DEUS (Rm 1.18; Ef 5.6, 13). A lei, os dez mandamentos, ou o resumo dela em dois, como disse Jesus (Marcos 12.30-31) como queira, é o ordenamento jurídico divino. Portanto, somente sabemos que estamos sob o domínio da lei se formos acusados por ela, e se assim estivermos temos a certeza que estamos em desobediência e também na certeza que estamos debaixo da ira de Deus, e se assim continuar, já estamos condenado (João 3.18).

2. QUANDO VOCÊ SABE QUE ESTÁ EM PECADO? (Rm 7.7-25). (Uma pergunta provocativa). Você sabe quando pratica o pecado (obviamente), quando obedece os comandos dos pensamentos impuros, motivado pelos impulsos malignos que habitam em nós, quando perdemos a luta entre a nossa carne e o espírito (Gálatas 5.17). Não devemos temer o diabo, mas sim a nós mesmos, porque em nós, em nosso corpo mortal, que vai virar pó, não habita bem nenhum, e ainda, para completar, somos parentes do velho homem (Adão), por isso todos os dias ele precisa ir à cruz para morrer (Romanos 6.6-8). Se não fizermos esse exercício todos os dias certamente iremos pecar.

3. O PODER DA JUSTIFICAÇÃO (Rm 5.1-5). Você deixa de ser um condenado quando você é justificado pela fé em Jesus Cristo, porque a cruz tem poder para matar o pecado que mata a humanidade, que mata o pecador. Porém, isso somente acontece através da sua fé, do seu ato de crer na morte e sacrifício na cruz do Messias prometido para ser o seu salvador, JESUS!

CONCLUSÃO – Igreja do Senhor Jesus, acorda, pensa no que está acontecendo na tua vida, na vida da tua família e no mundo, a incredulidade, os prazeres, a desatenção a uma vida de santidade, a falta de arrependimento, que têm te afastado da presença e das bênçãos de Deus, se você está indiferente, peça a Deus que ele lhe dá arrependimento, mas não deixe para depois, meu irmão e amigo, aproveita o tempo da oportunidade, que se chama hoje, não fique debaixo da ira de Deus, no caminho da condenação eterna, use o poder da justificação de Jesus na cruz, arrependa-se.

Pr. Jonas Pinto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ruídos de Abundante Chuva

Ungidos Para Uma Missão Única

O Poder da Oração Na Família