Honrando a Deus e Edificando a Sua Casa

Texto: Ageu 1.1-14; 2.1-9

Introdução: Esse é o mês para aprendermos a honrar a Deus e hoje vamos aprender a honrá-lo edificando sua casa. O livro de Ageu narra a história de um homem de Deus desafiando o povo a edificar a casa de Deus, pois a mesma tinha sido derrubada pelo Rei Nabucodonosor. Aqui o povo tinha voltado do exílio na Babilônia e estavam edificando as suas casas, não estavam conseguindo edificar a casa de Deus. Trabalhavam muito e tinham pouco resultado, tudo porque se esqueceram de edificar primeiro a obra de Deus. Essa história por acaso se parece com a sua? Você tem trabalhado muito para edificar primeiro sua casa e deixado as coisas de Deus por último? E o resultado tem sido frustrante? Você está sempre no aperto?

1. Em nossos dias, o que é a casa de Deus? (1 Pedro 2.5) Em nossos dias a casa de Deus não é feita de pedra, mais de pessoas que são o corpo de Cristo, a igreja. Nós somos a pedra e sobre essa pedra Jesus disse que edificaria a sua Igreja. Somos nós as pedrinhas que vão edificar a igreja, as células são os quartos da casa, e quando nos juntamos formamos a casa de Deus. Precisamos entender isso, Deus não nos chamou para edificar um grande prédio mais para fazer discípulos de todas as nações, por que se tivermos muitos discípulos construiremos grandes prédios.

2. Como edificar a casa de Deus em nossos dias. (1 Cor 12.8-11,13) Quando eu reconheço que sou membro do corpo de Cristo e faço a minha função como membro, então a casa de Deus será edificada. Atos 2.42-47 mostra a casa de Deus edificada: eles perseveravam na doutrina, na comunhão, nas orações, tinham temor, estavam juntos, tinham tudo em comum, ajudavam uns aos outros, iam aos cultos e para as células nas casas, louvavam a Deus e mais pessoas iam sendo salvas. Tudo porque essa casa estava edificada.

3. Quando eu não procuro edificar a casa de Deus estou em desonra para com Deus. Observe o texto de Ageu 1.11: as pessoas trabalhavam muito e tinham pouco resultado, eles não estavam satisfeitos; tinham cobertas, mas não se aguentavam; comiam, mas não saciavam; o salário era colocado no saco furado; tudo porque deixaram de edificar a casa de Deus. Vivemos em um tempo parecido, as pessoas estão sempre apertadas, nunca tem o suficiente, sempre falta algo. Fazendo uma análise percebi que somos parecidos com aquele povo. Muitas células e supervisões acabaram, os discipulados não funcionam, tem a escola de discípulos, mas ninguém quer participar, com isso a casa de Deus não é edificada e por isso não crescermos na nossa vida particular, por não nos esforçarmos para edificar a casa de Deus. Quando sou ativo nas células, faço o discipulado, faço a escola de discípulos, participo das celebrações e orações, então edificamos a casa. (Ageu 1. 9-11)

4. O povo atende ao Senhor (Ageu 1.12-14). O povo do velho testamento ouviu e obedeceu a voz de Deus. E nós, irmãos? Vamos edificar a casa de Deus ou continuaremos a nos esconder, fugindo da presença do Senhor, cuidando dos nossos próprios interesses, deixando a casa de Deus por último? Congregamos na denominação IDPB e trabalhamos no sistema de células, onde cada casa é uma igreja e cada discípulo é um ministro, e o que isso quer dizer? Quer dizer que temos um sistema de trabalho, eu e você precisamos nos submeter a ele se de fato pertencemos a essa denominação.

5. Deus se alegra com sua casa edificada. (Ageu 1.7, 2.1-8). Essa é a maior alegria de Deus, ver sua casa edificada. Ele fica tão contente e responde mandando a prata e o ouro. Vamos trabalhar e ter grandes colheitas; assim não viveremos no aperto, mas teremos com sobra, vamos comer e nos saciar, cobrir-nos e aguentarmos, porque estamos fazendo a vontade de Deus. Conclusão: Quando ajudamos a edificar a casa de Deus, estamos honrando a Ele, fazendo primeiro a sua obra e a honra atrai honra, significa que Ele vai nos honrar. Há uma promessa na Bíblia para esses dias, os dias da Igreja na Terra, onde teremos dupla honra. "Em lugar da vossa vergonha, tereis dupla honra; em lugar da afronta, exultareis na vossa herança; por isso, na vossa terra possuireis o dobro e tereis perpétua alegria." (Isaías 61. 7)

A unção que você honra é nela que você prospera.
Pr. Francisco Leão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ruídos de Abundante Chuva

Conhecendo o Verdadeiro Deus

Há Muito A Fazer