Obediência: O Caminho Para Uma Vida De Vitórias

Texto: Dt 28: 1-2, I Sm 15: 22 e 23, Jo. 18:11, Mt 26:46

Obediência, esta é uma palavra admirada por muitos. De acordo com o dicionário significa o ato de obedecer, submissão à vontade de outrem. No entanto, na maioria das vezes torna-se uma palavra difícil de ouvir e de ser praticada. Muitas vezes também muito exigida por outros. Porque há tanta dificuldade em praticá-la? E por que, de acordo com Dt 28.1 e 2 Deus nos alerta a praticá-la como o caminho para uma vida bem sucedida? O que pode a obediência nos fazer e trazer além dos bens materiais? O que Deus quer nos mostrar hoje na sua Palavra além do que já vimos? É certo que para se obedecer é também necessário o outro lado, o da autoridade. Ou seja, a obediência ou a submissão estão intimamente relacionadas à autoridade. Vejamos à luz da Palavra:

I. A controvérsia do universo – A controvérsia, a polêmica do universo centraliza-se sobre quem deve ter autoridade, e nosso conflito com Satanás é o resultado direto de atribuirmos autoridade a Deus. É absolutamente necessário reconhecermos a autoridade de Deus. Todas as coisas são criadas pela autoridade de Deus. "...sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder" Hb. 1.3. E para manter a autoridade de Deus temos de nos submeter a ela com entendimento e com todo nosso coração. Paulo precisou literalmente ser parado por Deus, na estrada de Damasco, para entender e reconhecer a verdadeira autoridade. Depois deste reconhecimento submeteu-se a Ananias (At. 9).

II. A maior das exigências da Bíblia – Não é a de carregar a cruz, servir, fazer ofertas,ou negar–se a si mesmo. A maior das exigências de Deus é que obedeça. Em 1Sm. 15 Deus deu uma ordem a Saul: que destruísse totalmente os amalequitas. Saul poupou o Rei e o melhor dos animais argumentando que seria para oferecer em sacrifício a Deus. Deus rejeitou e disse “O OBEDECER É MELHOR DO QUE O SACRIFICAR”. Só a obediência honra a Deus de maneira absoluta pois só ela coloca a vontade de Deus no centro.

III. A obediência do Filho - Ele aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu. Hb 5.7, 8. Embora estivesse com a alma profundamente triste e tendo pedido: “... Meu pai, se possível passe de mim este cálice...” Jesus prosseguiu e por três vezes Ele disse: ...não seja como eu quero mas faça-se a Tua vontade. A morte do Senhor é a mais alta expressão de obediência.

IV. Confiar e obedecer: uma grande revelação – Esta é a base da fé do cristão: Confiar na salvação de Deus e obedecer à Sua autoridade. Esta se encontra na Sua Palavra e nas autoridades na sua vida. Deste modo aquele que não obedece, transgride a autoridade de Deus. A transgressão é desobediência. Saiba que pecar é uma conduta, um comportamento errado. Mas a transgressão é uma questão de atitude do coração. Em Adão podemos ver que, por um lado, Deus permitiu que ele dominasse. Mas, por outro o colocou sob autoridade para que aprendesse obedecer. Também Eva sob duas autoridades. E quanto a você? Quem são as autoridades (oportunidades) para se aprender a obediência?

V. A obediência deve ser recuperada – Desde a queda de Adão prevalece a desordem no universo. Cada um pensa que é capaz de distinguir entre o bem e o mal e julgar entre certo e o errado. O mundo se prepara para o ápice da desobediência. Mas em Jesus está a recuperação. A verdadeira obediência está em reconhecer a autoridade total de Deus no meio em que vivemos. Sejam os pais, maridos, professores, autoridades públicas, discipuladores, líderes e etc. Disponha hoje o seu coração à autoridade de Deus. E Ele te exaltará.

Que Deus o abençoe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ruídos de Abundante Chuva

Conhecendo o Verdadeiro Deus

Há Muito A Fazer