Ofertando com Alegria!

Texto: 1 Crônicas 29.1-22

Nesses meses que temos ofertado mais do que de costume, em função do Projeto construindo uma casa para a família Filadélfia, tenho observado como é difícil para nós compreendermos a maneira correta de ofertar ao Senhor. Eu percebo que até para dizimarmos não é muito difícil, mas quando se trata de ofertarmos não temos a mesma disposição. Hoje eu gostaria de mais uma vez navegar por esse texto onde Davi conclama o povo a ofertar para a construção do templo em Jerusalém, para buscar algumas respostas que possam nos ajudar a compreender de que maneira podemos nos alegrar no ato de ofertar.

1.    É preciso compreender que nossa oferta não está sendo entregue a homens e sim ao Senhor (v. 1b). É importante que você entenda que seu compromisso não é diretamente comigo nem com a tesouraria da igreja. Saiba isso: você não nos deve nada. Mas você deve ao Senhor. Na verdade a Ele você deve tudo, até mesmo a sua própria vida!

2.    É preciso compreender que a Obra é grande (v.1). Igualmente é importante compreender o desafio que se nos apresenta, essa obra não é para um homem só. Davi afirma que ele já havia feito a sua parte, mas que precisava da boa vontade de todo o povo.

3.    É preciso compreender que a oferta é um ato de amor e de esforço (vv. 2, 3). Davi revela o seu coração quando afirma que está colocando nesse ato todo o seu esforço e fazia isso porque amava a casa de Deus.

4.    Toda oferta deve ser um ato voluntário, nunca uma imposição (vv. 5, 6).

5.    Toda oferta deve ser feita com alegria (v. 9). A oferta feita com alegria atrai o amor de Deus sobre a vida do ofertante (Cf. 2Co 9.7).

6.    É preciso compreender que quando ofertamos simplesmente devolvemos ao Dono aquilo que Dele recebemos (vv. 11-14).

7.    É preciso ter a consciência que nosso tempo na Terra é limitado e curto e, portanto não devemos nos apegar a nada aqui (v. 15).

8.    É preciso ofertar ao Senhor com sinceridade, integridade, inteligência e disposição de coração (vv. 17, 18).

9.    A oferta deve ser feita como um ato de adoração (v. 20).

Conclusão: Aquele povo se alegrou muitíssimo por terem ofertado ao Senhor. Anos depois o templo foi inaugurado. Mas eles fizeram festa no instante que ofertaram.

Pr. Joel Santos

Comentários

  1. Olá meus amigos irmãos. Muita paz e graça do Senhor Jesus.
    Estive a ver e ler algumas coisas de seu blog, e o achei muito edificante, com bons textos, e feito com muito bom gosto. Eu acredito que Deus vai usar estes belos textos para edificar corrigir e exortar.
    Continue a dar o seu melhor, a ser uma ferramenta nas mãos de Deus.
    Na nossa humildade, Deus nos exaltara quando chegar a hora dEle.
    Desejo-vos muito sucesso, não só para o blog, mas para toda a vossa vida.
    Ficarei feliz por vossa visita ao meu blog.
    Que Deus continue a abençoar-vos ricamente.
    António Batalha.
    PS. Se seguir meu blog, fique á vontade, pois vou retribuir se encontrar se blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ruídos de Abundante Chuva

Conhecendo o Verdadeiro Deus

Há Muito A Fazer