A carta de Cristo, carta VIVA

II Coríntios 3:2-6

Introdução: Vivemos em um tempo de constantes mudanças. O mundo de ontem não é o mesmo de hoje. Mudanças climáticas, ambientais, tecnológicas, morais e no ambiente espiritual acontecem todos os dias. Porém em meio a tantas mudanças sendo o homem um ser espiritual ele precisa desesperadamente da Verdade Eterna. Porque ainda que a terra mude, a verdade de que um dia “todos estarão diante de Deus” nunca mudará (Lucas 21.33).

Onde encontrar esta verdade acessível a todos de maneira que não haja desculpas diante de Deus por não encontra-la?

Conhecemos a fragilidade de palavra do homem em acordos e etc.. Mas quando este acordo é escrito, seu tempo de validade e comprovação é muito maior. Por isto Deus na vontade de que o homem O conheça através da obediência e seus preceitos, escreveu a Israel no deserto, falou aos profetas e inspirou-os a escrever o que viam e ouviam. Então como o homem não o ouvira Ele enviou Seu filho Jesus, o verbo vivo, a Palavra viva. E aí veio Espírito Santo, o consolador para manter a Palavra viva em todo o tempo através do cristão. Sobre isto nos fala o apóstolo Paulo:

1. A vida do cristão é uma carta viva. O proceder de uma pessoa diz o que ela tem no seu interior. As pessoas leem muito mais o que você vive do que suas palavras. A vida do cristão se torna CONHECIDA e LIDA por todos. Deste modo fica claro a influência que o cristão exerce aos outros que o cercam. Por que Deus faz do cristão uma carta viva? Esta é a maneira do Evangelho da Salvação ser propagado a todos e até o final dos tempos. Reflexão: como seus amigos o conhecem? O que eles têm lido em você? Que evangelho eles tem lido em sua vida?

2. A carta de Cristo. A primeira característica de um verdadeiro cristão é a submissão para ser ministrado pela Palavra de Deus. Ele se submete ao aprendizado, à correção e aos seus líderes em Cristo. Este por sua vez demonstra responsabilidade em formar o caráter do discípulo à imagem de Cristo. E a confirmação é que o próprio Espírito do Deus Vivo escreve a verdade, os preceitos do SENHOR nas tábuas do coração do verdadeiro cristão. E o Espírito do Deus Vivo trazendo a vida de Deus, vai gerar um novo coração. Um coração perdoador, puro e compassivo.

3. Ministros de uma nova vida. Ser um cristão carta viva é ser um ministro de Deus. Em toda a existência da vida humana, por maiores que sejam os prazeres e privilégios nada se compara a alegria da SALVAÇÃO EM JESUS. Por maiores e melhores amigos que existam NENHUM se compara a Jesus. A Vida eterna é um presente que aqui o homem já pode desfrutar. Este é o melhor presente que se pode dar a alguém: permitir que outros ao seu redor leiam Jesus. E que, lendo, possam crer nEle para SALVAÇÃO. É preciso que todo cristão entenda que SER CARTA VIVA é deixar que Jesus flua em seus atos. É causar fome e despertamento por Deus naqueles que estão ao seu redor. Ser cristão carta viva é rejeitar o pecado e querer em todo o tempo estar cheio de Deus e participar do ministério do Espírito.

Conclusão: Como está o seu coração hoje? O que está escrito no seu coração? Você tem deixado que o Espírito do Deus vivo escreva seus preceitos no seu coração? Preceitos de justiça, amor, paz, perdão e etc.. Quantos têm se aproximado de Deus ao lerem sua vida? É preciso tirar os preceitos velhos e convidar o Espírito Santo para escrever as verdades eternas em seu coração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ruídos de Abundante Chuva

Conhecendo o Verdadeiro Deus

Há Muito A Fazer