EXERCENDO AUTORIDADE

Mateus 8:5-13 – É impressionante ver um agente de trânsito em ação. Um homem simples, que quando veste uma farda, e utiliza um apito é capaz de parar centenas de carros. Mesmo que sejam autoridades superiores, naquele momento precisam se submeter. A reflexão é: com base em que esses homens exercem sua autoridade? E se alguém resolver desobedecer sua autoridade, quais as conseqüências? Como isso se aplica espiritualmente? Eu penso que uma das mais graves ameaças no meio do povo de Deus e na sociedade de forma geral é o desrespeito à AUTORIDADE, o que na Bíblia é chamado de desobediência, insubmissão e a forma mais grave: REBELIÃO. Como as doenças se desenvolvem em nosso meio e como podemos tratar e extirpar essa praga do nosso meio? O texto que escolhi, traz um homem gentio, que não fazia parte do povo de Deus, com uma compreensão maravilhosa de como se processa o exercício da autoridade e ele aplica isso a Jesus. O que aprendemos das palavras desse homem:


1. Autoridades subalternas recebem seu poder de Autoridades superiores. Paulo falando aos Romanos 13:1, deixa claro que toda autoridade procede de Deus. Autoridade e Governo andam juntos, mas o governo distribui autoridade por áreas: autoridade política, judicial, familiar, do conhecimento, religiosa etc... No Reino de Deus Ele tem distribuído Sua autoridade para que promovamos a expansão do Seu Reino sobre a terra.


2. A autoridade é delegada para o exercício do poder: retribuir aos que fazem o bem, e punir aos que fazem o mal. E quando uma autoridade fala, traz consigo o poder de governo.

a. O dias de hoje são dias difíceis, de constante levante contra a autoridade estabelecida por Deus – 2 Timóteo 3:1-9, mas nenhuma desobediência ficará sem ser punida pela autoridade; primeiro os filhos receberão disciplina - Hebreus 12:5-11; depois os ímpios serão punidos - Hebreus 10:26-31.


3. Jesus detém a autoridade máxima – depois da ressurreição ele recebeu toda a autoridade, Mateus 28:18, Filipenses 2:9-11 – como homem Ele foi investido como autoridade máxima sobre nós Hebreus 8:1, não servimos a um Senhor fraco, servimos ao Rei dos reis e Senhor dos senhores – Apocalipse 19:16. Nosso Rei e Senhor estendeu a nós o Seu Governo – podemos comandar sob sua autoridade Efésios 1:19-23; 2:6. No texto que lemos, Ele apenas assentiu ao pedido do centurião, nas páginas dos evangelhos, ele nos ensina a orar, orar é exercer autoridade no mundo espiritual.


Conclusão: A autoridade de Jesus tem sido estendida a nós, para estabelecermos o Reino de Deus. Este consiste em justiça, paz e alegria no Espírito Santo, mas não se pode exercer autoridade sem estar debaixo de autoridade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ruídos de Abundante Chuva

Conhecendo o Verdadeiro Deus

Há Muito A Fazer