REVELANDO O CORAÇÃO DE UM ADORADOR

Texto: 1 Crônicas 29:9-14
Se existe alguma coisa que revela o nosso coração, a maneira como vemos Deus, a sinceridade com que o adoramos, a motivação com que nos aproximamos Dele isso é o ato de ofertar! Não por acaso Jesus escolheu um momento como esse para observar as pessoas e concluiu que a viúva mais pobre de uma reunião de adoração demonstrou o coração mais sincero diante de Deus. O que o ato de ofertar revela acerca do nosso coração? Ao pensar neste texto temos algumas respostas.

Então vejamos:
  1. Revela nossa generosidade – Aqui estão Davi e todo o povo de Israel trazendo as ofertas para a construção do Templo em Jerusalém. Três palavras revelam sua generosidade: voluntariedade(se move sem precisar nenhum tipo de pressão, sensível ao Espírito Santo, cheio de compaixão), liberalidade(desprendimento, abundante no doar) e alegria(faz com prazer). Um coração generoso é desprendido, capaz de sensibilizar-se com a necessidade do momento. Por que um coração generoso é tão importante para Deus? Porque demonstra a nossa natureza como filhos Dele.
  2. Revela nossa motivação – Um dos mais sérios comprometimentos com a Teologia da prosperidade é que ela destrói a motivação com que ofertamos ao Senhor. Passamos a doar com atitude de troca, de manipulação, e compra, e com isso esquecemos quem é o Senhor. Uma palavra neste texto: integridade, significa que entendemos que nada podemos ocultar do Senhor. Veja o oposto disso na vida de Ananias e Safira, de Simão o mágico em Atos, eles tentaram negociar com Deus e com os apóstolos, mas suas ofertas lhes trouxeram a maldição e morte, não a bênção. A motivação é mais importante que o ato em si, porque nos desnuda diante de Deus.
  3. Revela nossa dependência – outro aspecto de nosso coração que é imediatamente demonstrado quando ofertamos é o quanto dependemos de Deus. Veja que Davi se levanta em adoração reconhecendo o domínio e a grandeza de Deus sobre todas as coisas. O ato de ofertar sempre deveria ser precedido de uma oração: “Senhor tudo que tenho vem de ti, mostra-me o que queres de mim neste momento”. Mas o que muitas vezes acontece é que ofertamos como se nossa oferta fosse uma gorjeta, uma esmola, onde qualquer coisa serve. Pense sobre isso: se você fosse Deus e estivesse vendo sua própria oferta, como se sentiria? É quando compreendemos quem Ele é, e estabelecemos uma relação de total dependência Dele, fazendo Dele nossa única fonte e compreendendo o que Ele quer de nós, que nos tornamos verdadeiros adoradores.
  4. Revela nossa gratidão – O último aspecto do ato de ofertar que quero destacar nessa mensagem é o da gratidão. Quando ofertamos manifestamos se compreendemos ou não que tudo, absolutamente tudo que temos vem de Deus. Veja as Palavras de Davi: Teu Senhor é tudo quanto há nos céus e na terra... vem da tua mão... riquezas e glórias vem de Ti... Gratidão é a atitude que demonstra nossa compreensão de que somos filhos de um Pai generoso, que se interessa e se preocupa conosco. Assim como demonstramos que somos gratos aos nossos pais quando os presenteamos, nossas ofertas revelam o quanto somos gratos ao Nosso Pai Celeste.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ruídos de Abundante Chuva

Conhecendo o Verdadeiro Deus

Há Muito A Fazer